UFPR divulga a lista de obras para o vestibular de 2025/2026. Veja a lista abaixo:
Por que as obras são importantes?
Na última segunda-feira, 20 de janeiro de 2025, a UFPR divulgou a lista de obras de leitura obrigatória para o vestibular de 2025/2026. O vestibular da UFPR apresenta questões de literatura, sociologia e filosofia baseadas nas obras divulgadas, tanto na primeira fase, quanto na segunda fase (com exceção de literatura, que aparece apenas na primeira fase), o que torna de suma importância que o aluno leia as obras para a total compreensão do que é exigido por cada questão. As questões de segunda fase de sociologia e filosofia baseadas nas obras são aplicadas apenas aos cursos que possuem essas matérias como provas de conhecimento específico.
LITERATURA
Na prova de conhecimentos gerais, literatura apresenta 6 questões baseadas nas obras, as quais não tiveram alteração em relação à lista de obras do vestibular anterior, sendo elas:
1. A falência, de Julia Lopes de Almeida
2. Liras de Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga
3. Noite na taverna, de Álvares de Azevedo
4. O livro das semelhanças, de Ana Martins Marques
5. Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus
6. O drible, de Sérgio Rodrigues
7. O sol na cabeça, de Geovani Martins
8. Poema sujo, de Ferreira Gullar
SOCIOLOGIA
Sociologia, por sua vez, conta com 5 questões sobre as obras específicas na prova de conhecimentos gerais e 7 questões na prova de conhecimentos específicos. Dentre as obras listadas, duas obras já estavam presentes na lista de leitura obrigatória do vestibular passado; a de Ailton Krenak, "Ideias para adiar o fim do mundo", na prova de filosofia, e "Um toque de clássicos", de Tania Quintaneiro. As três obras restantes são novidades no vestibular.
As obras selecionadas para sociologia foram:
1. DAFLON, Verônica; SORJ, Bila (Orgs.). Clássicas do Pensamento Social: mulheres e feminismos no século XIX. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2021.
2. FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa. Mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Editora Elefante, 2017.
3. KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
4. QUINTANEIRO, Tania; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; OLIVEIRA, Marcia Gardênia Monteiro de. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
5. BENTO, Cida. Pacto da branquitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
FILOSOFIA
Assim como sociologia, filosofia conta com 5 questões com base nas obras específicas na prova de conhecimentos gerais e 7 questões na prova de conhecimentos específicos. Em relação ao vestibular passado, houve a repetição de dois autores na lista de obras, Marilena Chaui e Ailton Krenak, em que a obra de Chaui se manteve, enquanto a de Krenak foi alterada, ou seja, quatro das obras listadas são novidade no vestibular.
As obras selecionadas para filosofia foram:
1. Platão. A República. Tradução de: Carlos Alberto Nunes. 3. ed. Belém: EDUFPA, 2000. (Livro 1)
2. Montaigne, Michel. Dos coxos. In: Ensaios, livro 3. Tradução Sérgio Milliet. Coleção Os Pensadores, São Paulo: Abril Cultural, 1984.
3. Popper, Karl. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Editora Cultrix, 2008. (Cap. 1)
4. Chaui, Marilena. “Cultura e democracia”. In: Revista latinoamericana de Ciencias Sociales. Año 1, no. 1 (jun. 2008). Buenos Aires: CLACSO.
5. Krenak, Ailton. A vida não é útil. São Paulo: Cia das Letras, 2020
Considerando as três matérias com obras específicas, 16 questões da prova de conhecimentos gerais são baseadas na leitura das obras, representando cerca de 18% do valor total da prova. Em cursos mais concorridos, como Medicina, Direito, Computação e Arquitetura, é imprescindível que o candidato realize a leitura das 18 obras listadas para garantir a pontuação dessas 16 questões, que podem ser o diferencial para a aprovação para a segunda fase. Todos os vestibulandos que tiveram grande destaque nos vestibulares anteriores da UFPR recomendam a leitura integral das obras!
Atente-se!
Em sociologia e filosofia algumas obras não são cobradas na íntegra, logo, não há necessidade da leitura completa da obra. Atente-se aos capítulos indicados nas referências fornecidas pela UFPR.
Lembrando, também, que é de suma importância que a leitura das obras específicas seja nas edições recomendadas pela UFPR, como indicam as referências de cada obra em sociologia e filosofia, uma vez que a variação das edições impacta no conteúdo presente na obra. Para literatura, qualquer edição das obras é suficiente para cobrir o conteúdo cobrado nas questões da prova.
Quer ter a melhor preparação para o vestibular 2025/2026 da UFPR? Clique aqui para ser Federal desde o cursinho!